quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Icnofosseis - Âmbar ( pt 1 de 3 )

Âmbar e uma resina vegetal que se encontra em arvores como forma de defesa contra fungos e bactérias assim como insetos . Estes ficavam presos nesta resina e morriam , porem esta resina com o tempo oxidava e endurecia , e todos os organismos que estavam presos ali são fossilizados e ficam totalmente preservados . O âmbar tem três classificações em relação a cor  . Estas são :

 - Claros : São transparentes e variam em sua coloração desde de o verde claro ate o laranja e , passando por amarelo .
- Turvos : Muitos ambares apresentam cores azuis e marrons claros , passando por Verde escuro e verde água .
- Escuro : Os ambares escurecem devido a sua exposição direta ao sol  , oque acelera sua oxidação . Isso faz com que o âmbar se resseque  e assim fique escuro .

 Vocês  ( os que já viram Jurasic park ) lembram aquela bengala feita pelo dono do park  dos dinossauros . Enato , aquilo talvez não seja um âmbar de verdade , mais e uma replica idêntica . Para os que nao se lembram , aqui esta uma foto :


Bastão com peça de Âmbar na ponta , na peça esta um mosquito fossilizado na resina.


Ta ai uma foto da bengala de âmbar e , abaixo estão algumas fotos de âmbar :

Âmbar 1 

Âmbar 2

Âmbar 3



 Como vocês podem ver , o âmbar ele e uma resina e ele preserva muito bem os organismos , ate nas partes mais detalhadas , ate mesmo os segmentos do corpo do inseto que vemos na penúltima foto , preserva as frágeis asas e ate mesmo os membros finos .  O primeiro e o ultimo ambares são claros e o do meio e turvo . O do bastão e claro . Os mais comuns são os claros e os turvos . Muitas peças são usadas para a fabricação de joias .







Nenhum comentário:

Postar um comentário